No spice!

Vou a andar pela rua e repentinamente o meu olhar é atraído pelas cores das comidas que ressaltam cheiros tão intensos, que me fazem querer experimentar tudo. Por vezes corre bem, outras não.

Até ao momento o que mais gostei foi lamb (borrego) e o tão aclamado arroz, aquilo que mais se encontra aqui na Malásia. Ora servido dentro de um ananás, ora numa folha de banana leaf 1. Umas vezes comendo com pausinhos, outras com as mãos, como manda a tradição. Mas sempre acompanhando com o famoso Ice Lemon Tea. Um chã quente de limão bem docinho e com gelo na superfície. Refresca o corpo nestes dias quentes e adoça a alma de tanto picante.

Sim, aqui a especialidade é definitivamente o picante! Tudo tem picante, desde os legumes, ao chã e até o chocolate. Acho que a frase que mais tenho dito é "no spice" (sem picante). Talvez não seja suficientemente convicta ao dizê-lo. A verdade é que os comerciantes, por entre o suor que escorre pela sua face, disfarçam um sorriso e franzem a testa como se não compreendessem o motivo de eu não querer picante. Mais e mais uma vez, usam e abusam daquelas bolinhas vermelhas que se desfazem no céu da boca e transformam a língua numa bola de fogo.

Outras vezes delicio-me com estas espetadinhas que são mergulhadas num pote onde os alimentos são fervidos, espalhando os fumos quentes por entre as barraquinhas da rua Jalan Alor. Nestas lojas improvisadas também me mimo a provar todas as frutas exóticas que vou encontrando: umas roxas com pintas pretas; outras vermelhas com picos e até amarelas em forma oval e com sabor a goma. Também há melão com sabor a melão. Mas com picos e um ligeiro sabor a picante, claro.




1 Banana Leaf são folhas da bananeira usadas para decorar, embrulhar, cozinhar e servir a comida. São geralmente grandes, flexíveis e à prova de água. Estas folhas podem conferir um aroma especial à comida e conserva os alimentos.

0 comentários: