Tiras uma fotografia comigo?

Sabem aquela sensação de estarem a ser observados? Esqueçam a sensação. Aqui estamos mesmo a ser observados e bem observados, a toda a hora.

Enquanto caminho na rua, percorro os transportes ou exploro as lojas, as pessoas malaias seguem-me com o olhar, de uma forma estranhamente descarada. No inicio ficava sem saber o que fazer, agora já me habituei. Eles não têm qualquer pudor em fazê-lo até porque aqui os europeus é que são diferentes.

Uns fazem-no com uma conotação alienígena. Outros como se fossemos um ícone.
Uns desaprovam o meu cabelo descoberto ou os meus braços totalmente destapados. Outros acompanham a mira com um sorriso, como se estimassem a minha presença.

Numa tarde, estava a tentar perceber o tamanho das petronas quando reparei num grupo de mulheres que me olhavam, sorriam e sussurravam. Foram precisos alguns momentos de estimulo até que a mais corajosa das quatro veio ter comigo e, de um jeito muito acanhado, pediu para tirar uma fotografia. Acenei imediatamente com a cabeça, preparei as mãos para segurar na câmara e ela hesitou. Por momentos não percebi. Mas ela esgotou todas as palavras em inglês que conhecia para me explicar que queriam tirar uma fotografia comigo.

Acredito que isto aconteça por vários motivos, porque os manequins expostos nas prestigiadas lojas de moda são loiros, na publicidade dos telões vemos americanos e os atores que protagonizam as telenovelas são latinos.

Mas não se deixem enganar. Vejo aqui pessoas muito bonitas. Têm outras roupas, outros adereços, mas a beleza é um sinal bem presente que acompanha as pessoas na Malásia, de uma forma única e especial. Mas isto já é assunto para outra partilha...




3 comentários:

  1. E foi então que as ditas meninas falavam entre si :
    Quem sera aquela beldade que esta ali, deve ser uma artista de cinema algures da Europa ou América?
    Vamos lhe pedir para tirar uma foto connosco!!!

    ResponderEliminar